Arquivo mensal: abril 2016

Capitão América: Guerra Civil

Achei justo! Depois do estrago que fizeram em “Vingadores: Era de Ultron” alguém tinha que colocar ordem na casa. Embora o título “Guerra Civil” nos remeta a seriedade e pancadaria (afinal, GuerraCivil_160430estamos falando da Marvel) confesso que gostei – e muito – do filme. Vejo que a cada nova produção eles injetam uma dose maior de humor e não apenas pitadas humorísticas como no passado. É um filme que induz a reflexão por tratar de conflito de ideias, as cenas de luta utilizando uma visão privilegiada novamente garantem uma nota 10 para Marvel (enquanto para DC dou nota 8). Se você é um nerd aficcionado* por física então não recomendo o filme, pois o escudo do CA me lembrou Wingardium Leviosa.

Resumindo: EXCELENTE FILME tanto para veteranos como iniciantes.

*Antes que puxem minha orelha, o correto é “aficionado”, porém, para linkar com a idéia de ficção utilizei “aficcionado”. 😉

 

SP Market Cinemark (nota 5,0)

XD_Cinemark_SPMarket

Um lixo!

Sempre utilizo a mesma sala (única XD do SP Market) e os problemas normalmente são poucos (falhas na projeção “antes” de começar o filme e/ou pouca sujeira), porém, em 30/04/2016 para a primeira seção foi um horror. Certamente ninguém ficou para limpar o CINEMARK após a última seção de sexta feira, e, ninguém chegou mais cedo, pois às 11h00min de sábado estava tudo imundo, corredores, frente da lanchonete e a sala XD. Demoraram muito para liberar a entrada e, quando entramos, um lixo danado. Um fedor que lembrava alguém fumando cachimbo. E a tela estava completamente escura, apenas o áudio das propagandas que antecedem o filme estavam presentes. Parecia que aquela escuridão era proposital, afim de esconder tamanha sujeira, mas, nem a escuridão conseguiu essa proeza. Acho um absurdo pagar R$ 36,00 por um ingresso em uma “sala especial” (XD! Um absurdo de som: 7X mais potente. Um absurdo de tela: 40% maior. Um absurdo de cinema: Sala XD Cinemark) e receber em troca um serviço de péssima qualidade. O banheiro, que fica em frente à entrada da sala estava imundo. Uma placa informava aos desatentos “CUIDADO: Piso molhado”, era URINA. Deveria ter tirado uma foto, só agora pensei nisso.

PONTUAÇÃO GERAL (Nota – Descrição)

10 FILME

Acessibilidade
10 sinalização
10 localização dos lugares para cadeirantes
10 rampas de acesso
5 piso tátil para cegos

Atendimento
8 cordialidade
7 treinamento
3 agilidade
3 pontualidade

Conforto
10 espaço entre as fileiras
10 poltronas
8 sala de espera e bonbonnière
0 limpeza e conservação dos banheiros

Imagem
10 condição física da tela
10 foco e enquadramento
10 contraste e definição
10 estabilidade da imagem e dos letreiros

Segurança
10 saídas de emergência
10 extintores e hidrantes
10 sinalizações e luzes de emergência

Som
10 volume
0 falhas sonoras
0 ruídos externos

 

Tags , , ,

Administração: Avanços e Desafios

Livro_AdministracaoCaríssimos, se ainda não adquiriram o hábito da leitura esta na hora de tomar uma atitude. É através da leitura que você enriquecerá seu vocabulário e obterá mais conhecimento. Esporadicamente compartilharei indicações de leitura, como meu atual livro de cabeceira “Administração: Avanços e Desafios”.

Com participação do Prof. Douglas Soares, Doutor em Ciências – Geografia Física, Mestre e Ph.D em Administração, esta é uma obra que reúne experiências práticas e os principais conceitos, ferramentas e tendências do mundo da Administração Profissional. Com linguagem dialógica convida o leitor a levar para o seu dia a dia diversos temas, tais como, a evolução da Administração Profissional; uma proposta de alinhamento curricular para o ensino da Administração no país; o perfil desejado pelo mercado de trabalho do profissional da Administração; ferramentas administrativas utilizadas na gestão estratégica de pessoas e processos; competências essenciais do profissional da Administração e a Internacionalização de Empresas, além de um capítulo dedicado a gestão profissional de estabelecimentos de saúde.

BOA LEITURA!

Tags , , , ,

Pela sexta vez é mantida a taxa SELIC

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (27/04/16), manter a taxa básica de juros (SELIC) em 14,25% ao ano, como esperado pela maior parte dos analistas de mercado. É a sexta reunião seguida em que a taxa é mantida no mesmo nível. A decisão foi unânime. Em seu comunicado, o BC disse que “reconhece os avanços na política de combate à inflação”, mas que ela ainda está muito alta para permitir uma queda nos juros. (Fonte: Economia UOL 28/04/2016)
juros-e-casa-propriaVocê pode estar se perguntando: – O que isso me interessa?
Interessa por que tudo na ECONOMIA tem uma relação, e a SELIC é uma taxa de grande representatividade neste contexto. A SELIC é, dentre outras coisas, a nossa taxa básica de juros. Ela define o teto para aplicações financeiras em títulos de renda fixa, ela define o “custo do dinheiro” para os bancos, ou seja, SELIC alta faz o empréstimo ficar mais caro e com empréstimo mais caro diminui o consumo. Não apenas o seu consumo ou seus gastos com cartão de crédito, mas, as empresas também deixam de fazer empréstimos junto aos bancos para incrementar sua produção, suas instalações ou seu pessoal. O que pode até resultar em desemprego, e se este emprego era o seu? Agora acredito que você percebe porque a SELIC interessa a todos.
O Prof MSc José do Carmo nos ensina que diante deste cenário (SELIC alta) o investidor prefere aplicar seus recursos em ativo livre de risco (Risk Free), como a compra de títulos públicos. Investidores trocam seus investimentos de renda variável para renda fixa o que desestimula investimento na Bolsa (além do cenário político desfavorável).
Espero que esteja atento(a) as decisões tomadas a cada reunião do COPOM porque sua vida é afetada a cada resultado, se for pelos juros altos terá:
– Empréstimos e financiamentos caros (prestação de uma geladeira ou um carro);
– Aumenta o desemprego porque as empresas investem menos;
– As pessoas cortam gastos. Isso ajudaria a reduzir a inflação;
– A economia enfraquece (o PIB, Produto Interno Bruto, cai);
– A poupança rende com seu potencial máximo;
– Os juros altos aumentam o rendimento com investimentos em certos títulos públicos, como o Tesouro SELIC.

 

Tags , ,

IRPF2016, não entregou dançou!

O prazo de entrega da declaração de IMPOSTO DE RENDA 2016 (ano-base 2015) termina AMANHÃ, 29/04/16 às 23h59min59seg.
IRPF2016_naoEntregouDancouSe for à 0h de 30 de abril, já é considerado atraso e o contribuinte terá de pagar multa de 1%  do imposto devido (am). O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido.
Se deixar para a última hora há risco de a página da Receita congestionar (como de costume) e não conseguir entregar sua declaração a tempo, lembre-se de que o envio não funciona no período entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília), fique atento pois quem bobeou, dançou!
Por falar em dançar e lembrando da minha amiga Valéria Sanches (professora de dança), informo que dia 29 de Abril é o Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança. Esta data comemorativa foi instituída pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. *Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que “em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública”.
*Fonte: Wikipédia.
Tags ,

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Dia-Mundial-da-Seguranca-e-Saude-no-Trabalho

Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho.

A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

De acordo com a OIT, anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Os dados estatísticos no Brasil estão disponíveis no site da Previdência Social.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho além de ser um momento para rememorar a fatídica tragédia daquele 28 de abril de 69, simboliza um marco na história da prevenção à saúde e segurança no trabalho, bem como importância que os empregadores devem ter em melhorar os métodos de trabalho de seus funcionários.

Aproveite a data para refletir a respeito do assunto. Se você ainda tem sido resistente em acatar as normas de segurança, se acha que as ações voltadas ao benefício da saúde coletiva no trabalho são básicas demais, se pensa que não é necessário utilizar todos os EPIs fornecidos pela empresa, pense melhor. A prevenção é o melhor remédio.

 

Tags , , , ,