Arquivos da categoria: Língua Portuguesa

OQVCFARIA

OQVCFARIA?

Criei a seção “OQVCFARIA” para compartilharmos experiências afim de enriquecer nosso repertório nos mais variados assuntos e assim criarmos um compêndio, em especial os relacionados a pedagogia e psicopedagogia. Conto com a participação de todos os leitores, docentes ou não, para que na diversidade de saberes possamos aprimorar ou quem sabe, criar ferramentas e técnicas para utilizar em nosso dia a dia*.
Participe deixando sua crítica, sugestão ou experiência no comentário do tema em debate.
Como funciona?
De acordo com o tema principal (título do post) será apresentada uma situação e sua participação será a resposta/comentário sobre OQVCFARIA na situação apresentada.
Todos usuários do site MRToledo.COM podem participar enviando situações onde desejam conhecer as atitudes diante de um problema, esta é uma ferramenta interessante principalmente para os que estão elaborando monografias, TCCs ou pesquisa.
Desde já agradeço, contando com sua participação!
Marcelo de Toledo

*NOVA ORTOGRAFIA: As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação representado por uma preposição, artigo ou pronome, já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão dia a dia, há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc. 😉

Tags ,

Mais você sabe o que é mas errado nisso?

moodle2016iconeNormalmente quem escreve acaba confundindo PRONOME OU ADVÉRBIO DE INTENSIDADE “mais” com a CONJUNÇÃO ADVERSATIVA “mas”. Você nunca errou? Parabém! Mas é comum ler textos na internet, inclusive de pessoas com alto nível de escolaridade, que ao descrever uma relação de oposição acabam escrevendo errado. Espero ajudar para que na hora de escrever evite este erro.
Exemplos:
Marcelo diz uma coisa mais faz outra. (ERRADO)
Marcelo diz uma coisa mas faz outra (CERTO)
Estou lendo, mais não estou entendendo. (ERRADO)
Estou lendo, mas não estou entendendo. (CERTO)
É gordo, mais passa fome. (ERRADO)
É gordo, mas passa fome. (CERTO)
O Marcelo é mais forte, mais bonito, mais inteligente, mas é chato. (CERTÍSSIMO)
Uma regra simples para que você não erre mais é ter em mente que: – MAIS é o contrário de MENOS. Usamos “mais” ou “menos” para tratar de intensidade, se o que esta escrevendo NÃO se refere a mais ou menos, maior ou menor, pouco ou bastante, então estará se referindo a uma contrariedade, uma adversidade, uma oposição, casos onde utilizará o MAS. O “mas” equivale a “entretanto, porém, contudo, todavia, não obstante”.
Quando escrever, se tiver dúvida faça um teste, substitua o “mais ou mas” por menos, porém, contudo, etc. Veja o que faz sentido para o que deseja escrever.
Há muito mais nestas duas palavrinhas, mas, para resolver boa parte dos problemas em relação à escrita correta estas dicas são suficientes. Em outra oportunidade veremos que Mas e Mais tem também outras classificações, como substantivo e adjetivo.
Em tempo: Quando fizer testes utilize a palavra “menos” e não “menas”. Não existe a palavra “menas”.
Tags , , ,