Arquivos da categoria: Efeméride

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
DiaDoTrabalhoEm2016
O Dia do Trabalho foi comemorado com várias manifestações contra impeachment de Dilma. Deveriam comemoramos o maior índice de desemprego dos últimos 25 anos conquistado graças à ineficiência desta “presidenta”.
Infelizmente este é um dos mais tristes DIA DO TRABALHO que tenho lembrança, e, a perspectiva é de que este cenário continuará a piorar por mais um tempo pois, mesmo que a economia volte a crescer sabemos que o emprego costuma ser o último a reagir.
Com dificuldade por não saber o porque, eu desejo a todos: Feliz DIA DO TRABALHO!
Tags , , , , ,

IRPF2016, não entregou dançou!

O prazo de entrega da declaração de IMPOSTO DE RENDA 2016 (ano-base 2015) termina AMANHÃ, 29/04/16 às 23h59min59seg.
IRPF2016_naoEntregouDancouSe for à 0h de 30 de abril, já é considerado atraso e o contribuinte terá de pagar multa de 1%  do imposto devido (am). O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido.
Se deixar para a última hora há risco de a página da Receita congestionar (como de costume) e não conseguir entregar sua declaração a tempo, lembre-se de que o envio não funciona no período entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília), fique atento pois quem bobeou, dançou!
Por falar em dançar e lembrando da minha amiga Valéria Sanches (professora de dança), informo que dia 29 de Abril é o Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança. Esta data comemorativa foi instituída pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. *Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que “em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública”.
*Fonte: Wikipédia.
Tags ,

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Dia-Mundial-da-Seguranca-e-Saude-no-Trabalho

Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho.

A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

De acordo com a OIT, anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Os dados estatísticos no Brasil estão disponíveis no site da Previdência Social.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho além de ser um momento para rememorar a fatídica tragédia daquele 28 de abril de 69, simboliza um marco na história da prevenção à saúde e segurança no trabalho, bem como importância que os empregadores devem ter em melhorar os métodos de trabalho de seus funcionários.

Aproveite a data para refletir a respeito do assunto. Se você ainda tem sido resistente em acatar as normas de segurança, se acha que as ações voltadas ao benefício da saúde coletiva no trabalho são básicas demais, se pensa que não é necessário utilizar todos os EPIs fornecidos pela empresa, pense melhor. A prevenção é o melhor remédio.

 

Tags , , , ,